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Comunicação

Kantar Media afirma que publicidade multimídia conquista a atenção do brasileiro conectado

Kantar Media afirma que publicidade multimídia conquista a atenção do brasileiro conectado

O Kantar Media divulgou nova pesquisa em que mostra que os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos as diversas formas de comunicação das marcas. Segundo o levantamento, 98% dos internautas entrevistados disseram ter notado campanhas multimídia, a publicidade em mídias diferentes. A pesquisa mostra percentual acima da média global de 85%. Os consumidores não somente percebem esse tipo de abordagem, como também tomam decisões com base nessas experiências. Dos 98% que afirmaram ter notado campanhas multimídia, 69% buscam pela marca na loja, enquanto outros 68% afirmam que procuram mais informações sobre a marca na internet. Esses insights fazem parte de um levantamento global voltado a compreender como os adultos conectados enxergam e respondem ao discurso das marcas. Foram entrevistados 5 mil consumidores, maiores de 18 anos, no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França e China. O levantamento da Kantar Media mostrou, ainda, que as campanhas multimídia têm a capacidade de reter mais atenção do consumidor no Brasil. O resultado é que 42% dos brasileiros conectados disseram ser mais propensos a observar anúncios como estes (29% global), e 34% acredita que esses anúncios ajudam a entender melhor o que a marca tem a oferecer (22% global).     Signis Brasil/Tudo Rádio
MCTIC realiza último mutirão AM/FM do ano

MCTIC realiza último mutirão AM/FM do ano

O ano termina com mais um mutirão da migração do rádio AM para o FM, feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 06, com a presença de aproximadamente 50 emissoras de todo o País, em Brasília, para assinar termo aditivo de adaptação de outorga, uma das últimas etapas do processo de migração. A cerimônia de assinatura será na sede do MCTIC, às 10h e terá a presença do ministro Gilberto Kassab. Em 2017, o mutirão da migração passou pelos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mais de 600 emissoras de rádio já assinaram o contrato para a nova outorga. As emissoras de rádio que já migraram para o FM comemoram o resultado. A Rádio Clube e a Rádio Massa, ambas de Lages (SC), afirmam que após funcionar na nova faixa, a audiência das emissoras aumentou, alcançando 80% de ouvintes da região. A Rádio Alvorada, em Lins (SP), também já opera a faixa de FM desde outubro. De acordo com o proprietário da emissora, Cilmar Machado, nesse período de operação no FM foi possível detectar o interesse maior por parte das empresas em anunciar na emissora. “O som mais nítido e a transmissão da programação da emissora pelo FM atraíram mais anunciantes”, disse. Quase 1,5 mil rádios AM das 1781 existentes no Brasil solicitaram a migração para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz. Após a migração e o início da transmissão em FM, as rádios têm 180 dias para devolver o canal AM.     RCR/ABERT